Cobrando a Copasa

Ontem acordei revoltada com a situação de distribuição da água. E disse que tomaria uma atitude.  Pois então. Consegui todos os emails dos s...

Ontem acordei revoltada com a situação de distribuição da água. E disse que tomaria uma atitude. Pois então. Consegui todos os emails dos secretários e sub-secretários do Saneamento Básico, do Ministério das Cidades. Com sorte, 1 me respondeu, o Sr. Maurício Diniz Barbosa. Ele disse que por estar em esfera diferente, não teria como cobrar nada, mas que ele conversaria com a alta cúpula da COPASA. E conversou mesmo. Meia hora depois, recebi um email da Assessoria de Imprensa da COPASA. Eis o email e a minha resposta.


Clique na Imagem para Aumentar


A Solange Xavier que é a Assessora de Imprensa da COPASA também me enviou este documento:




As chuvas intensas que provocaram uma das maiores cheias na região de Além Paraíba interromperam a produção e distribuição de água na cidade. Por volta das cinco e meia da manhã da segunda-feira, dia 9, a força das águas do Ribeirão Aventureiro destruíram a passarela de concreto construída para sustentar a adutora que leva a água até a estação de tratamento. A força da enchente foi tamanha que, além de destruir a estrutura de concreto de sustentação da adutora, desconectou oito tubos de ferro fundido com 6 metros de comprimento e 500 milímetros de diâmetro pesando quase uma tonelada cada um deles, tornando impossível a recuperação da rede da mesma forma como a anteriormente existente e deixando a cidade sem água.
            Somente no final da tarde de terça-feira, dia 10, equipes da Copasa conseguiram chegar até o local para planejar as obras de recuperação do sistema de abastecimento de água. Além dos empregados que normalmente trabalham em Além Paraíba, equipes da Copasa em todo o Estado foram deslocadas para a cidade e iniciaram os trabalhos de recuperação do sistema de produção e distribuição de água. Máquinas e equipes terceirizadas também foram mobilizadas para a construção da nova passarela de sustentação da adutora danificada pelas cheias.
A partir dos esforços das equipes que trabalharam, ininterruptamente, em Além Paraíba, a Copasa retomou, na manhã de domingo (15/01), a produção de água na cidade, utilizando-se de um sistema provisório de bombeamento, implantado em caráter emergencial. Apesar da retomada da produção de água, a vazão ainda é inferior àquela demandada pela cidade, principalmente neste momento em que a limpeza exigida pelas consequências da enchente, associadas ao longo período sem abastecimento, aumentou, de forma significativa, o consumo. Com isso, o fornecimento de água foi iniciado, gradativamente, nas partes mais baixas da cidade.
As obras de implantação do sistema de produção definitivo, com a substituição do trecho de tubulação destruído pelas enchentes do Ribeirão Aventureiro, foram iniciadas no domingo (15/01).  Um equipamento denominado “navigator”, que faz um furo direcional, permitindo a perfuração de um mini túnel, está sendo utilizado, pela Copasa, para passagem da nova tubulação de água de Além Paraíba. A perfuratriz do “navigator” é direcionada, automaticamente, por meio de satélite, via GPS.
O túnel terá 84 metros de extensão e estará a 1,5 metros de profundidade abaixo do fundo do leito do Ribeirão do Aventureiro. Por esse túnel, irá passar a nova tubulação que irá substituir a antiga adutora destruída pelas chuvas da última semana. Com esta nova solução, ficará eliminada, de forma definitiva, a ocorrência de acidentes como o aconteceu no último dia 09.
Durante todo o período em que o abastecimento ficou interrompido em Além Paraíba, devido às enchentes na cidade, além dos caminhões-pipa, a empresa desviou para Além Paraíba toda a produção da sua fábrica de água mineral em Caxambu e caixas de copo de água, envasadas pela Copasa, que vêm sistematicamente sendo entregues à população.
Os técnicos da Copasa, de várias regiões do Estado, que foram mobilizados pela empresa, estão reforçando os trabalhos da equipe local, até mesmo para ajudar a recuperar vazamentos em redes e ligações destruídas pelas chuvas.
A previsão da empresa é que o abastecimento esteja normalizado até o final do próximo fim de semana.





Rua Mar de Espanha, 525, 1o andar –Bairro Santo Antônio - Belo Horizonte (MG) – CEP: 30.330-900 –
Telefones: (31) 3250.1069/3250.1750 – Fax: 3250.1666 – dvip@copasa.com.br – www.copasa.com.br

Leia também

1 Pessoas Comentaram!

  1. … Unbelievable , but I just found software which can do all hard work promoting your paisagemdejanela.blogspot.com website on complete autopilot - building backlinks and getting your website on top of Google and other search engines 1st pages, so your site finally can get laser targeted qualified traffic, and so you can get lot more visitors for your website.

    YEP, that’s right, there’s this little known website which shows you how to get to the top 10 of Google and other search engines guaranteed.

    I used it and in just 7 days… got floods of traffic to my site...

    …Well check out the incredible results for yourself -
    http://magic-traffic-software.com

    I’m not trying to be rude here, but I believe when you find something that finally works you should share it…

    …so that’s what I’m doing today, sharing it with you:

    http://magic-traffic-software.com

    Take care - your friend Jennifer

    ResponderExcluir

#BlogPaisagemDeJanela