Depois de 17 dias, a água volta EM Além Paraíba

A COPASA conseguiu resolver o problema na tubulação e desde as 6 horas da manhã de 24 de janeiro de 2012 está chegando água na estação de t...


A COPASA conseguiu resolver o problema na tubulação e desde as 6 horas da manhã de 24 de janeiro de 2012 está chegando água na estação de tratamento, na Terra do Santo.Uma sucessão de problemas e vazamentos fizeram com que a população ficasse sem água desde o dia 8 de janeiro de 2012, quando uma forte chuva causou morte e destruição na cidade. Depois que a correnteza do rio Aventureiro destruiu parte da tubulação que levava água a estação de tratamento da COPASA, a empresa vinha tentando resolver o problema. Uma nova tubulação foi passada no subsolo, por baixo do Rio Aventureiro. Ao emendar essa tubulação na tubulação que já existia as emendas não resistiam a pressão da água e se rompiam. O problema se repetiu por quatro vezes. Na noite de ontem, técnicos, engenheiros e funcionários da COPASA partiram para uma outra tentativa fazendo soldas de contenção próximas as emendas com esticadores (tirantes) para conter a movimentação dos tubos com a pressão da água. A solução obteve sucesso e água começou a passar sem vazamentos pelos tubos de 50 milímetros de espessura. A expectativa é que até as 11 horas do aia 24 de janeiro a estação de tratamento esteja recebendo cerca de 150 litrosde água por segundo, capacidade total de tratamento. Por volta do meio dia do dia 24 de janeiro de 2012 a COPASA vai distribuir água com fartura para toda a cidade. Acredita-se que até a tarde do dia 25 de janeiro o sistema esteja normalizado. A população que já estava sem paciência aguarda com ansiedade que tudo volte ao normal. (Fonte: Blog do Dauro Machado)
O Jornalista Dauro Machado, é Vereador em Além Paraíba. Ele redigiu uma carta ao presidente da Copasa, pedindo a isenção do pagamento das contas referentes a distribuição do mês de Janeiro (Nada Mais justo). Estamos repassando a carta, por favor, leia e repasse também.
"Senhor Presidente da COPASA, Dr. Ricardo Simões,
O senhor lógicamente sabe o quanto Além Paraíba sofreu com a forte chuva que se abateu sobre a cidade no dia 8 de janeiro de 2012. Foram ruas e casas destruídas, pessoas que morreram e o rompimento de parte da adutora da COPASA que levou a cidade a ficar mais de 2 semanas sem água potável.
Seria injusto de minha parte não reconhecer o trabalho hercúleo dos funcionários da COPASA para restalecer o abastecimento; Seria ingratidão da minha parte não reconhecer os esforços que a COPASA fez para abastecer a cidade aind que precariamente com caminhões pipa e distribuição de água potável. No entanto preciso também consignar que é inaceitável que uma cidade de 40 mil habitantes aproximadamente fique mais de duas semanas sem água. A COPASA apesar dos esforços demorou muito a resolver o problema do abastecimento em Além Paraíba.
O povo Alemparaibano com suas torneiras secas soube enfrentar com paciência e até mesmo resignação as dificuldades. Em nenhum momento a população partiu para a desobediência civil, para a realização de manifestações, para revoltas ou atos violentos. Mesmo quando as várias tentativas de restabelecer o abastecimento de água falharam a população teve paciência para espera... e como a população esperou. As torneiras secas, as caixas de água vazias e as mangueiras sem água fizeram com a população não pudesse fazer sua higiene mínima, lavar suas casas invadidas pela lama.
Os Alemparaibanos, um povo forte, educado, politizado e acima de tudo solidário soube suportar a humilhação de ter ficado sem água, sem criar maiores problemas para a COPASA enquanto esta tentava restabelecer o abastecimento.
Sem dúvida essa ausência de água por mais de 14 dias maculou, manchou como uma nódoa a história da COPASA no Município e por que não dizer em Minas como um todo.
É hora Presidente da COPASA mostrar a esse povo de Além Paraíba um pouco de gratidão e reconhecimento pela paciência e pelo comportamento exemplar que teve durante a crise de falta de água.
Assim, como Vereador, Radialista e Cidadão venho solicitar a Vossa Excelência que DETERMINE A NÃO COBRANÇA DAS CONTAS DE ÁGUA DA POPULAÇÃO ALEMPARAIBANA NO MÊS DE JANEIRO (FATURA QUE SERÁ COBRADA EM FEVEREIRO). Nada mais justo pensou eu. Acho que uma atitude como essa serviria para que a COPASA resgatasse sua credibilidade junto a população. A não cobrança da conta de água do povo Alemparaibano servirá também para que a COPASA demonstre respeito pelos Alemparaibanos, mostre-se grata e reconhecida pela resignação da pessoas que aguardaram mansamente o retorno da água sem criar maiores problemas para a empresa.
Resta lembrar que no mês de janeiro a metade foi sem água então não há o que cobrar das pessoas por um serviço que não ocorreu, logo, isentar o restante do mês seria o mais correto a se fazer.
Senhor Presidente da COPASA peço ao senhor que leve em conta esse pedido, que o analise com seriedade. Cobrar faturas de janeiro aos consumidores seria no mínimo um escárnio e um afronta a gente Alemparaibana que poderia, e há quem diga que deveria, ter se levantado com mais de 14 dias de desabastecimento de água.
Espero que o senhor leve essa proposta aos demais membros da Diretoria da COPASA e que por fim, a empresa não se mostre mesquinha e insensível tomando a decisão certa que é a de NÃO COBRAR A CONTA DE ÁGUA DE JANEIRO AO POVO DE ALÉM PARAÍBA.
Atenciosamente,
Vereador Dauro Machado"



Leia também

2 Pessoas Comentaram!

  1. Dauro Machado se firmando como o melhor vereador de Além Paraíba.

    ResponderExcluir
  2. Postagem maravilhosa
    Novo Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=06avCiMDYGA
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

#BlogPaisagemDeJanela