Além Paraíba - 130 anos

"Cidade Força e Trabalho" diz o primeiro verso do hino de Além Paraíba, que no dia 28 de setembro de 2013 completa 130 anos de ...

"Cidade Força e Trabalho" diz o primeiro verso do hino de Além Paraíba, que no dia 28 de setembro de 2013 completa 130 anos de elevação à categoria de cidade. Esse verso tornou-se ainda mais significativo depois da tragédia pela qual passamos no início do ano de 2012, devido as fortes chuvas. Alguns leitores sabem que o blog Paisagem de Janela nasceu na necessidade de um pedido de socorro para essa cidade  que tanto amo. Mas hoje, o motivo deste post é somente de alegria, pois com ele quero ressaltar algumas, somente algumas, das belezas daqui.

Além Paraíba é uma cidade singular do interior de Minas Gerais. Nasceu no meio de um vale cortado pelo Rio Paraíba do Sul. Somos uma cidade mineira separada do estado do Rio de Janeiro apenas por uma ponte. E essa aproximação nos confunde as vezes! Estamos mais próximos da capital fluminense do que da capital de nosso estado. Os alem-paraibanos são um povo extremamente hospitaleiro. Uma mistura de mineiros, fluminenses, de gente do interior, faz com que, quem vai embora, sempre deseje voltar. Mas não venha nos visitar pensando que vai encontrar o marasmo interiorano. Costumo dizer que Além Paraíba é uma pequena cidade grande. As pessoas não perdem sua essência de gente simples, educada e agradável do interior, mas levam uma vida agitada e antenada. E esse contraste é um dos componentes da fórmula que faz de minha cidade, uma cidade única.


Pois é, são 130 anos. Isso faz com que tenhamos muita história pra contar! Igrejas, casas e prédios antigos, praças lindas, palmeiras centenárias, são alguns dos elementos que compõem a paisagem que vejo da janela de minha casa, da janela do carro...




Como falei anteriormente, o povo de minha cidade é sem igual. Temos muitas riquezas históricas, mas a nossa maior riqueza sem dúvida são as pessoas que nasceram aqui, ou que se tornaram além-paraibanos de coração. Eles fazem desse lugar, um lugar mais que especial.

Mas minha maior paixão por essa cidade, vem sobre os trilhos: Sua história ferroviária. Aliás, foi por esse o motivo que minha família veio pra cá, talvez por isso gosto tanto do assunto. O trem trouxe um progresso que já não temos mais aqui, porém, ele ainda nos deixa na boca um gostinho de nostalgia, toda vez que ele passa! E ainda querem nos tirar isso...

Peço desculpas pelo tamanho da postagem, mas confesso que gostaria de falar muito mais. Também gostaria de agradecer ao Carlos Torres Moura e ao Mauro Senra por terem me cedido as fotos com tanto carinho. Sou uma amante de fotografia e admiro muito o trabalho dos dois, que vivem presenteando nosso povo com essas e muito mais imagens belíssimas de nossa cidade.


Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais de minha cidade!

Leia também

39 Pessoas Comentaram!

  1. Beleza de trabalho, Paula. Super parabéns. Belas fotos também cedidas pelo Mauro Senra, com ângulos que eu não conhecia. A cidade merece, com certeza. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá vim de fazer uma visita espero vc no meu cantinho tbm bjs, um dia abençoado pra tods nós.♥
    http://drea-amigos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. adorei e ja estou te seguindo quando puder me segue d volta ok bjuss

    ResponderExcluir
  4. Me encanteeei, lindo demais!


    BLOG: http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram: @samaralima_03

    Big beijos, *-*

    ResponderExcluir
  5. Que lindo continua o seu blog!
    Adorei o post!

    Continue assim! :D

    Tenha um ótimo final de semana!

    Beijos!

    Por Renatinha Araújo.
    Glamour Feminino: Blog|Twitter|Facebook

    ResponderExcluir
  6. Lindo demais flor, adorei esta postagem! Bem linda, só as imagens ja dizem tudo né? *----* beijoss

    ResponderExcluir
  7. Já fui à Minas, mas não nessa cidade, flor! Amei as fotos! beijinhos

    ResponderExcluir
  8. lugar lindo!
    http://amazingbrightworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. aaah, segui seu blog (:
    http://amazingbrightworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse lugar é liindo. Adorei saber que você também é mineira *-*
    Beijos
    garotaatrevida-01.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelo comentário!!
    Que beleza natural neah?!
    Lindo lugar!!
    beijos!
    http://pamlepletier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. que luga mais lindo, gostaria de conhecer, quem sabe um dia, né? bjs desejando ótimo final de semana
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  13. Que linda a sua cidade *--* Amei o post :)

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  14. Linda Cidade, Minas tem lugares maravilhosos
    adorei a homenagem
    beijos
    www.garotainvitro.blogspot.com
    seguindo seu blog ;)

    ResponderExcluir
  15. Que bacana! Eu pretendo ainda este ano viajar pra Minas Gerais, lugar de gente bonita!!! <3


    Adorável Tédio | Fã Page

    ResponderExcluir
  16. Todo ano vc faz este post lindo
    Obrigada pela visita
    Ótimo final de semana para vc!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  17. Lugar lindo, adorei as fotos!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Sua cidade é linda, parabéns a ela.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  19. Lindoooo, adorei conhecer um pouquinho!! Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Mas que cidade maravilhosa! Algum dia eu ainda vou conhecer! *.*

    Ótimo sábado, Paulinha!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  21. Parabéns a Cidade! Muito linda!
    Bjkinhas flor...

    http://artedepintarunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Parabéns a Cidade! Muito linda!
    Bjkinhas flor...

    http://artedepintarunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Paulinha, não sabia que o que separava o Rio de Além Paraíba era um ponte rs'
    Estamos super perto então né? ^^
    Parabéns pra Além Paraíba, só te nos falarmos por aqui dá pra perceber que o povo é super gente boa!
    Excelente final de semana!
    Beijinhos ;*

    bycarolinaa.com
    facebook.com/meudiarioescondido

    ResponderExcluir
  24. Não sabia da história, que o blog surgiu por isso, achei o máximo!
    As fotos são lindas, é um belo lugar! :D
    Beijo no bolso!
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook

    ResponderExcluir
  25. Amei saber da historia tanto um pouco do blog quanto da cidade. eu amei as fotos :') é linda demais a cidade. deve ser marabilhoso morar ai haha. Parabéns pelo post <3 Beijos http://derepente15uiinze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Sua cidade é linda amiga, adorei o post as fotos são belas!!!
    Beijos!!!
    nailmypassion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Paula! Conhecia não essa cidade! Adorei, muito linda!!!
    Ai menina, fui ver o post da tragédia! Que coisa mais triste!! Isso deixa a vontade de comemorar ainda mais forte, né?!
    Parabéns pelo post e pela força dos moradores dai!
    Beijocas,
    Modiscando

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia essa cidade, parece ser um lugar bem tranquilo e é linda! Fiquei louca para visitar!

    Beijos - http://heytutty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Lindíssimo... amei as fotos!
    Beijos
    http://esmalteetudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Nossa que cidade linda!! Eu não conheço ainda, mas sempre viajo pra Minas!!!
    Quem sabe da proxima vez que eu for eu conheço né?

    Beijão da Pretinha

    http://pretapretinhablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Linda cidade mesmo! Nunca tive oportunidade de conhecer mas quem sabe um dia *u*.
    http://www.sweets2dreams.com/

    ResponderExcluir
  32. Parabéns para essa cidade linda! Que venham muitos outros anos, de alegria *-*
    beijos

    Já divulgou seu blog hoje?
    Divulgueaqui.com
    Blog Flicka / Fan Page / Canal

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pra esse lugar maravilhoso! Tenho muita vontade de conhecer.

    Uma ótima semana pra você lindona!

    Beijos, Bru
    www.tudovirabapho.com

    ResponderExcluir
  34. linda demais a cidade!

    boa semana!
    bjo bjo
    Coisas de Gi

    ResponderExcluir
  35. Parabéns, sua cidade é linda e que continue assim, com o progresso constante, mas sempre guardando sua essência interiorana.
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pela sua cidade.. é linda!!
    Já tem post novinho esperando por você!! Muitos beijinhos..

    ➥ www.rolamuito.com

    ResponderExcluir
  37. Olá Paula.
    Que lindas estas imagens.. Fiquei super feliz ao encontrado o blog.
    Eu nasci no Rio, e moro em Brasília há muitos anos , porém Além Paraíba é a cidade do meu coração. Sempre nas férias ia com meus pais visitar meus avós paternos e maternos, já falecidos. Ainda tenho muitos parentes aí,tias , tios , e muitos primos, Adoro esta cidade onde vivi muitos momentos felizes na minha infância. Estive aí há uns oito anos atrás. Já estou com saudades.
    Falando das chuvas do ano passado, foi mesmo uma calamidade. Minhas tias felizmente se encontravam aqui em Brasilia, mas perderam quase tudo.
    Que bom que agora, podem comemorar com esta festa linda dos l30 ANOS.
    Parabéns, adorei.
    Um abraço.
    Lourdinha Vilela

    ResponderExcluir

#BlogPaisagemDeJanela