Alimentos para Beleza das Unhas e Cabelo

Os cabelos e as unhas refletem a saúde do organismo, por isso o estilo de vida, exercícios físicos, controle do estresse e alimentação ba...

Os cabelos e as unhas refletem a saúde do organismo, por isso o estilo de vida, exercícios físicos, controle do estresse e alimentação balanceada tem grande influência na beleza dos fios.

As unhas são compostas principalmente por queratina, responsável por sua estrutura dura. A deficiência de proteínas, vitaminas e minerais pode causar alterações e deformidades, além de tornar as unhas quebradiças, fracas, maleáveis e secas. Os principais nutrientes que atuam na estrutura das unhas são: magnésio, cálcio, ferro, zinco, vitamina D e biotina.  
O cabelo também é formado por proteínas, aminoácidos, queratina e minerais, e a má alimentação tem reflexo direto em sua saúde, inclusive sintomas como queda e cabelos quebradiços podem evidenciar problemas. Devem ser descartadas questões específicas de saúde, como doenças, além de distúrbios hormonais, que também deixam o cabelo enfraquecido.
Além do consumo adequado de proteína, outros nutrientes são essenciais, como biotina, zinco, selênio e vitamina A. Por isso, ter uma alimentação variada e colorida garante que todos os nutrientes sejam fornecidos de maneira adequada.

Para ajudar na montagem do seu prato, confira alguns alimentos fontes:

·        Zinco: frutos do mar, leguminosas (como feijão e lentilha) e carnes em geral.
·        Magnésio: vegetais verde-escuros, grão-de-bico e banana.
·        Cálcio: repolho, gergelim e vegetais verde-escuros.
·        Ferro: carnes vermelhas, leguminosas e vegetais verde-escuros.
·        Vitamina D: obtida através dos raios solares, também está presente na gema de ovo, atum, sardinha e laticínios integrais.
·        Biotina: levedo de cerveja, gema de ovos e peixes.
·        Vitamina A: gema de ovo, manteiga, laticínios e óleo de fígado de bacalhau.
·        Selênio: oleaginosas, principalmente a castanha-do-Brasil.


Tenha um dia abençoado!


Leia também

26 Pessoas Comentaram!

  1. Bom dia Paula ter uma boa alimentação conta muito para a saúde das unhas e oa cabelos no meu caso estou com deficiência de alguma vitamina pois a meses minhas unhas quebram.
    Muito boa suas dicas vou passar aderir alimentos que ainda não consumo com frequência!
    Beijos ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  2. Dicas maravilhosas, Paula!

    A alimentação é muito importante, infelizmente no meu caso, além da alimentação, eu preciso de suplementos e vitaminas porque tenho a pele, cabelos e unhas bastante sensíveis.

    Beijos!

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
  3. Estou deixando as madeixas crescerem e estou anotando todas essas dicas, hauhuah vegetais escuros ai vou eu!

    BeijO :*
    Blog Luanna Ravanelli / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas Paula , é verdade, quando eu estava tomando detox todos os dias,
    minhas unhas estavam crescendo bastante , foi notável , agora começou a lascar
    novamente, tenho de recomeçar.
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Paula adorei as dicas realmente alimentação é muito importante estou precisando acrescentar mais verdinho na minha alimentação. Bjim(: obrigada pela visita borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Paula adorei as dicas realmente alimentação é muito importante estou precisando acrescentar mais verdinho na minha alimentação. Bjim(: obrigada pela visita borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas e minha alimentação é completamente errada :( kkkk
    Beeijos

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Paula! Muito legal seu post, meninaaa estou em uma luta enorme para parar de comer besteira. Beijokas

    http://www.quasevaidosa.com/

    ResponderExcluir
  9. Vamos parar de comer besteira, meu povo! hahaha
    Legal o post Paula, muito útil!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que maximo dicas maravilhosas amei
    Novo Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=06avCiMDYGA
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Os alimentos são essenciais para a saúde das unhas! Adorei o post, Paula!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  12. oie lindona
    eu naão sabia que gema é bom
    eu não gosto muito :/
    mas amo a clara kk
    bjus
    Sorria Princesinha

    ResponderExcluir
  13. É sempre bom uma ótima alimentação mesmo.
    Só não sou mto fã de frutas, rs
    beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Bem legal o post ^^
    beijoos

    http://manguitarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. ain adoro saber sobre alimentos para a beleza dos cabelos, tô tomando muito suco de couve com laranja!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  16. Arrasou no post com essas dicas maravilhosas.
    Tem que se ter uma alimentação balanceada para não faltar nenhum vitamina.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  17. Muito bacanas essas dicas!
    Alimentação é tudo!
    Um beijo linda e boa semana!
    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
  18. ótimas dicas lindona, a alimentação saudável faz toda a diferença no dia-a-dia mesmo
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  19. As minhas unhas são bastante quebradiças, acho que muito desses alimentos vai ajudar muito, só não curto muito a vitamina D, mas as outras é de boa.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  20. Dica maravilhosa amei
    Novo Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=06avCiMDYGA
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Ótimas dicas.
    Realmente uma boa alimentação melhora muito a beleza das unhas e cabelos.

    Páginas em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Estava a procura de um post assim, estava louca para encontrar algo que me dissesse o que era bom para unhas e cabelos! Vou começar a prestar mais atenção na minha alimentação!
    Beijão, Jardim de primavera

    ResponderExcluir
  23. Que ótimo post!

    Eliana,
    http://around-eliana.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  24. Boas dicas, mas tenho pbs com ferro...:(
    Obrigada pela visita
    Tenho uma ótima 3ª feira!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  25. Que delicia amei as dicas
    Novo Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=06avCiMDYGA
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

#BlogPaisagemDeJanela