Curiosidades sobre o Natal

Eu amo esse período natalino. Amo de verdade. Como toda cristã, gosto de festejar o aniversário mais importante de todos: o de Jesus Crist...

Eu amo esse período natalino. Amo de verdade. Como toda cristã, gosto de festejar o aniversário mais importante de todos: o de Jesus Cristo. Tá certo que a festa realmente tem perdido seu significado, mas no fundo eu adoro isso tudo, acho que é um período de se festejar. Se gastamos dinheiro com outros tipos de festas, se compramos presentes durante todo o ano, se fazemos banquetes para nossa família, porque não fazer o mesmo nessa data tão especial?! Só não podemos nos esquecer do real motivo da festa, não adianta enfeitar a casa e fraternizar com a família, se deixamos nosso irmão menos favorecido passando falta de algo. Gosto de festejar, mas não me esqueço nunca do que Jesus quer realmente de mim.

Tenho visto vários posts com nail arts, decoração, refeições natalinas e quis fazer algo diferente. Separei 6 curiosidades sobre o Natal para vocês.

1) Consta que o presépio foi uma criação de São Francisco de Assis para representar o nascimento de Jesus de forma mais realista. Escrituras da Igreja Católica relatam que o primeiro foi montado durante uma missa celebrada no ano de 1223, a que passaram a considerar como Missa de Natal.

2) A Estátua da Liberdade foi o maior e mais pesado presente de Natal, com 46,5 metros de altura e pesando 225 toneladas. Foi dada de presente aos Estados Unidos pela França.

3) Celebrada à meia-noite, a Missa do Galo marca o nascimento de Cristo, na noite do dia 24 para 25 de Dezembro. Teria começado a ser celebrada no século V e reza a lenda que seu nome vem do fato de ter sido nessa noite a única vez que um galo cantou à meia-noite.

4) A canção natalina Noite Feliz nasceu na Áustria em 1818. O padre Joseph Mohr saiu atrás de um instrumento que pudesse substituir o antigo órgão da igreja. Em suas peregrinações, começou a imaginar como teria sido a noite em Belém, fez anotações e procurou o músico Franz Gruber para criar a melodia.

5) Como entendem que festas de aniversário são um costume pagão, as Testemunhas de Jeová não fazem nenhuma comemoração no Natal. Apesar de prestarem devoção a Cristo, eles preferem negligenciar a data. 

6) Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa marrom ou verde escura. Em 1886 o cartunista alemão Thomas Nast criou uma imagem do bom velhinho com roupa vermelha e branca, com cinto preto. Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou esse mesmo Papai Noel, que eram nas cores do refrigerante. Essa campanha fez muito sucesso, o que ajudou a espalhar essa nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Agora vai algumas imagens pra vocês acabarem de entrar no clima. Na realidade, salvei um monte e foi difícil escolher apenas algumas para postar.





E vocês, sabem de alguma outra curiosidade?!

Ótimo Final de Semana!

Leia também

57 Pessoas Comentaram!

  1. Muito bacana, adorei esse post Paula!
    Beijos

    http://pincelrosapaloma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não sabia de nenhuma! Adorei!
    E amo o natal!! rs

    Beijos,
    www.miragemreal.com

    ResponderExcluir
  3. Na minha igreja também não se comemora o natal eles dizem que não tem como o homem saber qual for a real data, mas vou dizer que eu comemoro rsrs

    Facebook: Teorema de Mary
    Blog: Teorema de Mari

    ResponderExcluir
  4. Adorei saber um pouco mais com essas informações, flor... amo o natal. beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu post, principalmente porque falou sobre o que eu ainda não tinha visto ninguém falar nos outros blogs, Jesus. Algumas pessoas esquecem o verdadeiro sentido do Natal... Acham que é uma data para presentes e festas, mas existe algo muito importante por trás disso que deve ser lembrado!
    Parabéns por ressaltar as curiosidades também. Bem completo o post! Se eu soubesse mais alguma eu acrescentaria... Hahahah

    Beijinhos..
    http://girls-likeit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que post legal, sempre bom saber mais. E já saberia que a estátua da liberdade foi presente de natal, mas o do papai noel e as cores já tinha ouvido falar. Beijos!

    http://mamaetambemsecuida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Belo post, mas queria argumentar quanto a Testemunhas de Jeová, estes não comemoram datas festivas como natal e aniversário por se tratarem muito de comércio, pois pra eles não tem uma data especial para dar presente, os presentes podem ser dado todos os dias. Mas por exemplo, aniversario de casamento é comemorado entre eles, mas eles dão valor a isso (aniver de casamento) todos os dias.

    Bem legal as curiosidades!!!

    Bjosssssssssss

    http://mulheradaadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei, algumas coisas eu não sabia.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que as testemunhas de jeová não comemoravam o natal, fiquei surpresa ainda mais por ser uma data que comemora o nascimento de cristo o.o

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Realmente, tenho a mesma sensação do Natal. Aproveitei para retribuir a visita
    e começar a seguir seu blog.
    Obs: As imagens estão maravilhosas (perfeitas)!

    Beijos
    http://blogdabellas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei as curiosidades, Não sabia da canção de natal HaHa!!
    Beijinhos inventivos

    http://iinventiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Awesome blog!
    Can we follow each other via bloglovin gfc and g+?

    http://asweetwoorld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. É sempre bom conhecer outras culturas.
    Adorei o post.
    Beijocas!

    Blog Fabi Lemos
    Fan Page
    Meu Canal
    Instagram - @fabilemosmakeup

    ResponderExcluir
  14. AIhn que vergonha nega, eu so sabia o do Papai Noel! hahahah
    Porque eu tinha lido em uma site ha muitooooo tempo! hahahahahah
    Mas adorei saber sobre outras curiosidades!
    Beijinhos, querida
    Jennifer
    http://queridamaiscafe.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Paula!!!
    Eu não sabia de nenhuma nossa,mais adorei você ter nos explicado aqui direitinho!!
    Eu gosto muito do natal para mim é uma época muito gostosa para ser comemorada não deixando de lembrar do verdadeiro sentido do Natal que é o nascimento de Jesus.
    Beijos
    detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adoreiiii saber essas curiosidades!
    E jamais que eu imagina que a música era cantada por minha tatatatatatataravó rsrs
    E a coca-cola que se deu bem, né!? :D
    Beijo no bolso!
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  17. Não sabia sobre a maioria acredita? haha
    Adoorei!

    http://pamlepletier.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Adorei as curiosidades, não sabia algumas delas

    http://l-ovelythings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Que legal o post! Algumas coisas eu ja sabia, mas a maioria nao hahaha
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei saber um pouco mais sobre os significados, algumas coisas eu sabia, outras não, mas adorei o post!

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Amei o post!

    Não sabia de todas as curiosidades!

    Bjus!

    http://desejosdeumafashionista.com/

    ResponderExcluir
  22. Flor arrasou com o post
    realmente não podemos nos esquecer nunca do verdadeiro
    motivo do natal que é o nascimento de Cristo
    bjss flor

    Batom & Blush
    http://marilisdasilvadutra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito das curiosidades! Eu sei de uma que a árvore de natal, surgiu quando a os cristãos foram evangelizar um lugar (que não lembro) e eles adoravam um pinheiro que era o maior lá então eles mudaram a história, meio que "cristianizaram" o pinheiro haha doido, né? Nem sei se contei certo >.<

    ResponderExcluir
  24. Adorei as curiosidades! Só sabia a última, haha.

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  25. ameeei saber essas curiosidades!!

    Vem conhecer o meu blog, ficarei super feliz em te ver por lá! Se gostar, me segue tambem?
    Seria de enooooorme ajuda rsrs

    Beijao,
    www.deborahsaback.com.br

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia estas curiosidades,principalmente a do pai natal antigamente se vestir de verde. Quero desejar-te boas festas,que tenhas um excelente natal e que tenhas tambem uma excelente passagem de ano,tudo de bom para ti,muitos beijinhos e fica com deus!!

    ResponderExcluir
  27. Bem dizer, o Papai Noel é um garoto-propaganda da Coca Cola né? rs' por isso eu vejo alguns usando verde e outros vermelho! Muito bom esse post Paulinha, bem diferente dos que temos visto por aí, inclusive os meus rs'
    Excelente final de semana!
    Beijinhos ;*

    bycarolinaa.com
    facebook.com/meudiarioescondido

    ResponderExcluir
  28. Concordo com voce! O natal tem muitos significados e um deles e o nascimento de Jesus !


    www.clarinhapink.com

    ResponderExcluir
  29. Amo essa data e as comemoraçoes,são bem significativas e importantes pra mim rs. adorei a ideia de fazer as curiosidades .. eu amo o Natal e toda a decoração,principalmente os presépios <3 http://derepente15uiinze.blogspot.com.br/ Eu volteeei \ooo/ saudades!! Beijos

    ResponderExcluir
  30. tbm super amo natal. E realmente qse ninguem lembra q o nascimento de cristo. super legal essas curiosidades, fatos q a gente nem imagina q tem tanto tempo ne. bjins
    www.monikinhaflor.com.br

    ResponderExcluir
  31. Eu adorei as curiosidades , muitas eu não sabia como a do presépio , da canção Noite Feliz , adorei saber!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
  32. Como a maioria, eu também amei as curiosidades e só sabia da última XD haha
    Amo o Natal, acho que é uma data mágica, uma data de união, também de festa e presentes, mas principalmente, é a data em que comemoramos o nascimento de Jesus <3 ^-^
    Abraços!!

    somente-um-sonho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Muito bacana seu post, gostei!
    Amo essa época de Natal!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Algumas curiosidades eu já sabia, outras aprendi agora.
    Aproveito para desejar um natal abençoado e um feliz 2014! Tem sorteio rolando no blog!
    sorteio saia intensy modas

    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Já sabia todas haha' tem tantos blogs fazendo posts de curiosidades que decorei já :P heuheuheu

    http://worldofgirl-official.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Caramba! Não sabia de nada disso, acredita? Adorei. ♥ :)

    >> Visite o Blog <<
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  37. Excelente post, muita coisa que eu desconhecia!
    Beijos!
    http://www.sociedadedoesmalte.com.br/

    ResponderExcluir
  38. q legal, alguns eu ja sabia rs

    Bjuuu
    Juliana Medeiros
    umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br
    facebook.com/UmaBonecaMasNaoDePorcelana

    ResponderExcluir
  39. Lindo post sabemos tao pouco
    Desculpe por náo passar aqui antes, estou na praia sem net boa .
    Bom final de semana
    Obrigada pela visita
    Beijos colorido!!!

    ResponderExcluir
  40. Adorei!!!! Gosto muito de conhecer origens e história de cada comemoração e tradição. Essa da cor da roupa do Papai Noel, eu jamais imaginaria.

    ResponderExcluir
  41. Não fazia ideia dessas curiosidades, mas adorei todas!
    Amei seu blog e já estou seguindo :)
    Beijos, Geração de Fé

    ResponderExcluir
  42. Ai o Natal.. *-* .. pena que muitas pessoas esquecem o verdadeiro significado dele :(
    Adorei as curiosidades ^^

    http://divaveneno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Aaawn. adorei o post! Adoro o Natal, para mim é a época mais bonita do ano!
    PS: Te indiquei para uma TAG lá no meu blog, não sei se vc já está participando, ou msmo se gosta disso, mas está lá, dê uma olhadinha:http://booksmanybooks.blogspot.com.br/2013/12/tag-11-coisas.html
    Beijo, espero que goste, e se possível que participe!

    ResponderExcluir
  44. nao sabia essa da missa do galo! bem legal!
    bjs

    Sachê e Bombom

    ResponderExcluir
  45. Muitas pessoas se esquecem do verdadeiro significado do natal , algo muito triste , mais que faz parte da nossa realidade :/

    Beijos , Deus abençoe ♥
    mundodasgarotasforever.blogspot.com.br { Retribui a visita ? }

    ResponderExcluir
  46. Não sabia do papai noel marrom haha
    adotadospelopai.com.br

    ResponderExcluir
  47. Adooorei o post. Muitas destas curiosidades nos fazem descobri a verdadeira essência do Natal.
    Beijos | do-seu-jeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. amo o Natal , até porque é tb meu aniversário (24/12 - de véspera, justifica o motivo de ser perua kkkkkk) ótimo post... bjs desejando Feliz e abençoado Natal
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  49. Adorei saber estas curiosidades, adoro o Natal e as fotos estão lindas.
    Uma ótima semana!
    Super bjks ♥
    Blog Carioca Básica

    ResponderExcluir
  50. Gente acredita que não sabia da maioria das coisas? Amei o post!

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Não sabia da 1, 2 e 4. adorei o post!!!
    Beijos!!!
    nailmypassion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  52. Amei o post!! Algumas curiosidades eu já sabia, outras não!
    beijinhos ;*

    unhas-charmosas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  53. Adorei as curiosidades! Mas não sei nada sobre o Natal, porque fui criada em uma família que não comemora a data! Só participo mesmo porque os parentes do meu namorado são católicos.

    Ótimo domingo, Paula!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  54. Adorei as curiosidades
    Adoro esse clima Natalino também <333
    Beijinhos, Rê
    http://garotas-urbanas.com/

    ResponderExcluir

#BlogPaisagemDeJanela