Dicas para Economizar Água

Eu pessoalmente acho que nada é em vão. Acredito que Deus quer mandar um recado para nós, com essa crise hídrica rolando por aí, nos obri...

Eu pessoalmente acho que nada é em vão. Acredito que Deus quer mandar um recado para nós, com essa crise hídrica rolando por aí, nos obrigando a mudar nossos hábitos, antes de ficarmos sem esse recurso tão valioso e essencial para a vida em nosso planeta. Ainda há tempo de transformação, mas é necessário mudar algumas coisas no nosso cotidiano, por isso hoje trouxe para vocês algumas dicas criativas - ou diferentes - para economizar água. Mudanças simples podem fazer toda a diferença, inclusive no bolso $$$. Vamos conferir?
1 - Não desperdice a água do cozimento do macarrão, legumes ou de verduras. Guarde-a para para regar plantas, que ainda estarão recebendo de alguma forma, nutrientes dos alimentos que foram cozidos nela.
2 - Troque o copo d'água por squeezes ou garrafinhas. Para lavar um copo, é necessário pelo menos o dobro dele. Pode parecer pouco, mas imagine quantos copos serão lavados durante o dia? Como o squeeze ou a garrafinha são fechados, garantem a higiene e exigem menor necessidade de lavagem, até por que, só serão usados por uma só pessoa.
3 - Faça xixi no banho. Acredite, isso economiza pelo menos 12 litros de água por dia. Em uma casa com 5 pessoas assim como a minha, a economia no final do mês será de 1.800 litros de água potável.
4 - Corte o cabelo e use o shampoo seco pelo menos 1 vez por semana. É o que eu tenho feito e com isso, economizado no mínimo 180 litros de água por mês. Optei em trocar um dia de lavagem e estou usando o Shampoo Seco Batiste e não me arrependo.
5 - Compre menos. Acredite, essa é uma das opções que realmente fazem diferença, já que tudo leva água em sua produção. Seja consciente: Compre apenas o necessário e passe a reciclar e reutilizar produtos. A Mãe-Terra agradece.

Na pesquisa que fiz para essa postagem, li uma sugestão muito interessante: Que deveríamos conhecer nossa fonte de água, seja rio, lago ou aquífero que abastece nossa casa. Uma vez que o conhecêssemos, nos preocuparíamos mais com ele e não desperdiçaríamos água. Eu amei a ideia! Há muitos anos, em uma excursão da escola, conheci a estação de tratamento. Agora coloquei na cabeça que quero conhecer o rio também. Quando eu conseguir, mostro pra vocês. E aí, você tem alguma dica interessante pra compartilhar conosco?


Tenha um dia abençoado!

Leia também

44 Pessoas Comentaram!

  1. Eu sempre andei com garrafinhas de água, é algo meu, não consigo viver sem garrafinhas.
    Fazer xixi no banho, pode parecer nojento, mas é prazeroso auhsuahsua.

    Eu não posso cortar meu cabelo agora porque ele vai para doação;
    Existem várias formas de economizar água, as pessoas devem ter mais consciências, parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, adorei post. Super informativo e temos que ser conscientes e rever nossas atitudes, assim chegaremos em um censo comum e faremos uma grande diferença.
    Beijinhos ;*
    Tenha uma quarta-feira iluminada!
    Oktobonita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fazer xixi no banho e usar garrafinha sempre fiz kkkkkkkkkk. Mas adorei as outras dicas!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. dicas muito boas Paula, vivo com garrafinha d'água por onde vou
    eu conheço a estação de tratamento daqui e o rio também, moro do ladinho

    beijo
    Adoletas

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, adorei!!!
    Sempre uso só garrafinhas e faço xixi no banho.
    Vou aderir as outras dicas.
    Beijos
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Excelente dicas
    eu uma vez tbm fui conhecer a estação de tratamento de Itumbiara quando morava lá
    a ideia da garrafinha já está sendo utilizada lá em casa.

    http://www.morenaemoderna.com/

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das dicas, squeezes é minha parceira a algum tempo rsrs. Tenho maquina de lavar roupas automática, mas não jogo a água fora, solto nos tanques e uso para limpeza da casa e quintal, e outras coisas!
    Muito legal esse post.
    Beijos

    http://katiaspironelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Definitivamente toda essa situação pela qual estamos passando me fez dar muito mais valor para a água, é um dos nossos maiores bens e parece que algumas pessoas ainda não entenderam isso.
    Essas medidas apresentadas no texto são realmente importantes, porém a indústria e o governo são a parte mais importante pra que a água não acabe, sem eles nossas medidas apenas adiaram um pouco o inevitável.

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  9. Oi Paula são dicas valiosas fico preocupada com a situação do nosso planeta a chegar a tal ponto de termos que economizar água um bem tão precioso!!
    Tenho usado bastante as garrafinhas e evitado desperdiças água em casa utilizando por ex água da máquina para lavar a área!!
    Beijos o que vale é a conscientização de todos!!
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oooi,

    Gostei das suas dicas. Aqui em casa, estamos sem água todos os dias das 10 as 20. Acho que todas as medidas de economia são validas. Suas dicas são otimas.
    Acho que se todos fizerem um pouco já estamos fazendo muito - pra quem não fazia nada né? - fora que espero que com isso possamos aprender a não desperdiçar mais.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Essa situação está complicada mesmo, uma pena que nem sempre podemos economizar tudo quanto gostaríamos, mas tenho feito o possível.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Paula,
    Achei ótimo seu post sobre economia de água. Eu costumo escovar os dentes com a torneira fechada, só abro quando vou enxaguar. Qto ao cabelo, fecho a torneira quando coloco shampoo e condicionador e só abro quando enxáguo. Consciência é tudo.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  13. Olá....
    AMEI as dicas....
    Até, mais...
    JaqueVirtual.
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Amém!!!! Também acredito que através dessa situação DEUS quer mandar um recado para nós. E eu gostei do post. Só discordo da parte de cortar o cabelo... É só fechar a torneira ou chuveiro na hora em que estiver passando o shampoo e condicionador. Não precisa cortar o cabelo. Principalmente pessoas que são de igrejas que tem a doutrina de que não podem cortar os cabelos... Beijos lindona, fique com DEUS♥

    http://blogonovodedeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Ótimo post, tem toda razão quanto a lavar copos, como em casa sou eu e minha filha, meu marido trabalha o dia todo, em tão cada uma tem seu copinho para o dia todo, não é tão bonito pra organização da cozinha, mas lavar a louça apenas uma vez ao dia...ajuda tbm na economia!!
    No banho, pra lavar o cabelo, depilar, etc.. é bom fechar o chuveiro!!
    beijooo
    Bia
    http://prosadepenteadeira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Concordo plenamente contigo Paula, acho que essa falta de água é um sinal divino pra que a gente aprenda a valorizar mais os recursos da natureza.
    Adorei as dicas, algumas eu já estava praticando outras ainda não tinha pensado e vou começar a fazer a partir de agora.
    Sua iniciativa com esse post foi ótima e super válida!
    Beijos. ♥
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo post, amei as dicas!
    Beijos, Jell e Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  18. Dicas maravilhosas! Nesse momento de crise nada melhor que economizar né??

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Post de utilidade pública, Paula! Muito bom!
    Vejo por aí que ainda falta muita consciência da importância de economizar água.
    Duas coisas que tenho posto em prática: usar tambores pra recolher água da chuva (usamos na piscina e também pra regar plantas) e fechar o chuveiro na hora de passar o sabonete, o shampoo e o condicionador.
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post super dicas.

    http://vidrinhospreciosos.blogspot.com.br/2015/02/compras-no-paraguai-e-duty-free.html

    ResponderExcluir
  21. Eu só não reutilizo a água do macarrão, o resto, tô dentro, já faço \o/
    Ótimas dicas


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  22. Dicas maravilhosa
    Siga meu canal: https://www.youtube.com/watch?v=1LOCPg0HbTA

    ResponderExcluir
  23. Amamos a dica, na nossa casa já praticamos algumas delas, mas algumas não sabíamos do tanto de economia trocando alguns hábitos.

    Beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Caí de paraquedas no seu blog e justo nesse post incrível. Amei as dicas, todas ótimas e que feitas só resultarão em coisas boas. Sou da Paraíba e conheço o açude que abastece minha cidade e está de dar dó, realmente a visita é de suma importância e que gera preocupação.

    Beijos, http://sonhosdegiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ótimas dicas! é bem verdade que no dia a dia desperdiçamos muita água.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  26. Olá! Tudo bem?

    Que idéia legal o assunto desse post! Muitas pessoas precisariam ler.. As suas dicas são ótimas, tem pessoas que não tem noção mesmo e não tá nem aí, eu fico muito brava com esse tipo!

    Coisas de Espelho
    Instagram

    Beijos, Camila!

    ResponderExcluir
  27. Adorei as dicas, estamos precisando msm :/
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. OI Paula, as dicas são ótimas, algumas eu já fazia agora outras não, nunca pensei em reutilizar a água do macarrão! Acho que demos realmente nos conscientizar do problema da falta d'água e tomar medidas mais efetivas de economia! Enfim o post tá excelente! bjs

    De Coturno & Spikes

    ResponderExcluir
  29. Oi Paula, parabéns pela postagem, suas dicas são bem legais e simples, qualquer pessoa pode fazer! A dica do macarrão é incrível, eu nunca tinha pensado nisso! Muito bom! Parabéns mesmo!

    Super beijo!
    www.pequenamenina31.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Sempre tive consciência de não esbanjar água, das dicas, xixi no banho e a garrafinha eu já tenho por hábito. Espero que qdo sairmos desta situação as pessoas não esqueçam e voltem aos antigos hábitos, como jogar água com a mangueira em muros para esfriar o calor, lavar calçadas, regar plantas, mesmo tendo chovido, e milhões de maus hábitos.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes & beleza

    ResponderExcluir
  31. Eu sempre quero economizar aqui em casa, lavo o rosto com quantidade certa de água, passo sabão com chuveiro fechado, xixi no banho sempre, acho que todo mundo tem que ter consciência de que tem que economizar mesmo. Desses que você citou só não reutilizo a água do macarrão porque não tenho plantas aqui, rs. Beijos! Ótimas dicas.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  32. Esse post veio super a calhar amiga.
    Concordo com você, se Deus nos permitiu passar por isso é porque temos muito o que mudar e aprender.
    Se cada um fazer a sua parte tudo vai melhorar muito.
    Parabéns pelas dicas e pelo post.
    Bjoo

    Jéssica

    www.minhasfeminices.com

    ResponderExcluir
  33. Olá Paula!
    Que post incrível. Em tempos de desperdícios como vivemos hoje, uma postagem dessas é uma mão na roda, além de abrir nossos olhos um pouquinho. As dicas são ótimas! Adorei essa de reutilizar a água de cozimento de verduras/legumes etc. Também vi em outro lugar uma maneira de reutilizar a água daquelas máquinas de lavar que fazem tudo. É bem interessante e realmente ajuda.

    Beijos!
    a l l u n a r ♥

    ResponderExcluir
  34. Olá Paula, eu não moro em SP, mas concordo com suas dicas, principalmente com a que devemos consumir menos e isso vale não só pra quem mora em SP mas também pra todo Brasil, ás vezes temos que aprender pela dor.

    http://redandvintage.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Adorei as dicas
    Aqui onde eu moro desde que vim morar aqui só chega água 1 vez por mês, então aprendi foi cedo economizar rs
    Beijos
    http://niviacoelhomakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Adorei as dicas, eu economizo água e fico indignada com as pessoas que mesmo com essa crise hídrica, continua lavando carro!!
    amo seu blog, beijos
    http://escrevervicia.blogspot.com
    http://facebook.com/blogescrevervicia

    ResponderExcluir
  37. Bons conselhos.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  38. adorei as dicas, é essencial economizar agua, aqui na minha cidade ja estamos em racionamento!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  39. Adorei as dicas! Cada um fazendo a sua parte já fará uma grande diferença.
    Beeijos

    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Parabéns! Um ótimo tema a ser tratado!!!

    http://blogproscenio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. Adorei o post, ótimas dicas. E informações que nem eu mesma sabia.
    Já passou da hora de nós nos conscientizarmos e preservamos a água do Planeta né?

    Bjs :*
    http://acucar-ou-adocante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Se todos fizessem isso o mundo iria agradecer muito hein... adorei as dicas, sempre fiz xixi no banho e já começar a fazer as outras também, parabéns pelo post!
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Very Nice Post! Love the photo's! :)

    http://salonfurnish.com

    ResponderExcluir
  44. gostei mt das dicas, é mt importante a gente se concientizar sobre esse tema tao importante

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

#BlogPaisagemDeJanela