Quissama - O Império dos Capoeiras

"Foi quando o acaso, de novo ele, e dessa vez na forma de um moleque que queria localizar a mãe, entrou pela porta e, com um par...


"Foi quando o acaso, de novo ele, e dessa vez na forma de um moleque que queria localizar a mãe, entrou pela porta e, com um par de rasteiras, derrubou meus planos, as minhas decisões, e me obrigou a seguir por um caminho inesperado."

Essas são palavras retiradas das memórias do inglês Daniel Woodruff, mas descrevem perfeitamente minha situação quanto a esse livro. Recebi da Editora Biruta o livro Quissama - O Império dos Capoeiras para resenhar em meu blog "Hoje Tem Capoeira", que fala sobre a arte marcial brasileira, na qual sou formada professora. Porém, o livro me conquistou de tal maneira, não só como capoeirista, mas como leitora num geral, e percebi que sua história deve ser propagada aos quatros cantos. Vamos então, a resenha do ponto de vista de uma leitora apenas. 

Quissama - O Império dos Capoeiras é um livro escrito por Maicon Tenfen, baseado nas memórias de Daniel Woodruff, um inglês que viveu no Brasil no século XIX. O pano de fundo para a história do primeiro livro da trilogia é a cidade do Rio de Janeiro, quando as Maltas de Capoeira dividiam a cidade em uma guerra secreta e dominavam seus cenários mais obscuros. Talvez, uma das partes mais interessantes da história de nosso país, ainda desconhecida por muitos. 

O livro começa com o encontro de Mister Woodruff já conhecido como "investigador", com o capoeirista Vitorino Quissama em uma taverna. Quissama, que dá nome ao livro e segundo o autor também nomeia as memórias brasileiras do inglês, é um jovem negro escravo que fugiu de seu dono para procurar sua mãe desaparecida. Por esse motivo, o capoeirista procura o inglês para ajudá-lo na empreitada para encontrá-la. 

Infelizmente, não era um bom tempo para Quissama. Mister Woodruff já estava de viagem marcada para deixar o Brasil e seu dono o perseguia ferozmente para retomá-lo como sua posse. A partir daí, o livro se desenrola com inúmeros acontecimentos, cada um mais interessante e mirabolante que o outro, até que a história tenha em parte, um final quase que feliz. 

As ilustrações do livro ficam por conta de Rubens Belli.


"- Já não te mandei para o inferno?
- Já, sim senhor. É onde vivo desde que nasci."

₪₪₪₪

"... desde cedo aprendi que a vida deve funcionar para frente, para o futuro, não para um passado que jamais retornará."

₪₪₪₪

"Não faltam mares para quem deseja navegar."

₪₪₪₪

"Se largasse Vitorino e corresse sozinho, talvez conseguisse tomar impulso no meio do tumulto e saltar sobre os portões. Um coisa dessas, entretanto, estava fora de cogitação... nunca deixei nenhum dos meus companheiros para trás. Não seria a primeira vez que isso aconteceria, e pouco importava se o moloque fosse negro, escravo ou o diabo que o valha. Se fosse para cair, então cairíamos juntos."


A história descrita pelo inglês sobre a busca de Vitorino Quissama, aconteceu aos milhares na época da escravidão no Brasil. Ver essa parte da história de nosso país contada com tamanha qualidade e de maneira tão interessante sem dúvidas foi super significante para mim. O livro é eletrizante, cheio de ação, conspiração e personagens marcantes. A história  fácil de ser compreendida e tão boa, já  me fez ficar interessada a partir das primeiras páginas. Me sentia impulsionada a finalizar o livro rapidamente, a segunda parte com mais de 130 páginas, li em apenas 2 dias. Terminei o livro tão empolgada que a únicas coisas que pensei foram: "Quero ler logo a continuação!" e "Quero um filme pra já!".

O Livro Quissama - O Império dos Capoeiras não é destinado apenas para capoeiristas ou para estudiosos sobre a história do Brasil. Ele é destinado para todos os leitores que curtem uma leitura de excelente qualidade e uma história super interessante.

Meu muito obrigado a Editora Biruta pela oportunidade e meus parabéns ao autor Maicon Tenfen por ter pegado os manuscritos, tenho que certeza em forma de diamante bruto e ter transformado nessa preciosidade imensurável. Desejo que essa trilogia faça muito sucesso não apenas no Brasil e dentre os capoeiristas mas no mundo inteiro. Qualidade de sobra, a obra tem para isso. 


Tenham um dia abençoado!



Leia também

26 Pessoas Comentaram!

  1. Não é meu tipo de leitura preferida, mas me interessei pelo livro!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. O bom é que ele traz bastante informação, bom olhando a capa e vendo sobre o que era talvez eu não me interessaria, mas vendo sua resenha achei bem interessante.
    Beijos!

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livor que prende a gente na história, achei muito interessante.
    Obrigada pela visita!
    Beijos
    http://katiaspironelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula bom dia!!
    Que excelente leitura gosto de livros assim que nos prende nas primeiras páginas com certeza é um história fascinante!!
    Beijos adorei a resenha
    ótima quarta
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parece ótimo,quando vi a grossura do livro pensei em desistir,mas quando olhei bem a capa me interessei,livros com muitas páginas sao muito cansativos,ou é eu q sou preguiçosa,kkk.Bjo!
    www.mulherunika.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Adoro capoeira, adorei sua resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Paula!

    Parece ser muito interessante esse livro! Adorei a dica! :)

    Bjinhos,

    Cris.
    Blog / IG / Fan Page

    ResponderExcluir
  8. Resenha maravilhosa o livro ótimo, DEUS seja contigo
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  9. Deve ser ótimo o livro, vou falar pra minha amiga que pesquisa sobre isso :]
    Beijos ♥
    Blog: http://carolbrasileiro.com.br/
    Fan Page: facebook/blogcarolbrasileiro

    ResponderExcluir
  10. Pela sua descrição parecer ser um excelente livro quem sabe adiciono ele na lista de leitura....


    http://loucasporphotoscape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Super interessante a dica.
    Obrigada pela visita
    Tenho uma ótima 4ª feira!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  12. adorei a descrição, ótima dica !
    amei a capa, forte e intensa
    bjs

    Linda, tem look da Passarela no blog, vem ver *-*
    http://www.modaemlink.com/2014/08/look-p.html

    ResponderExcluir
  13. Que história diferente e interessante. Adorei!

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei conhecer sua formação. O livro é lindo, as ilustrações.

    gabriellyrosa.blogspot.com l Fanpage l Twitter

    ResponderExcluir
  15. Nossa super interessante, já vimos que você gosta muito de capoeira né? Acho muito bacana, parabéns!
    Beijos linda
    http://www.estiilocarol.com.br/

    ResponderExcluir
  16. nao conhecia os livros, mt bacana a dica, tbm adorei as ilustrações
    finalmente fiz a fan page do tofu, corre lá pra curtir ;)

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas pela resenha pareceu ter uma história bem interessante.
    Fiquei curiosa pra ler.
    Beijos.
    http://infinitafeminice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Aquela colônia tem um perfume doce não enjoativo, sabe?! Estou amando!

    Nunca tinha ouvido falar desse livro, Paulinha! Bem bonita as ilustrações. Interessante o tema proposto. Gosto de histórias que retratam a época da escravidão no Brasil.

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  19. Paula, parece incrível o livro. Gosto de histórias que primam mais para esse lado mais antigo, em que um um inglês vive no Brasil. A história parece incrível.
    Adorei seu blog. Se gostar do meu e for seguir, nos avise. Será uma satisfação retribuir.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não tínhamos ouvido falar desse livro, mas deve ser bem interessante.

    Beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Paula é um livro muito interessante pois fala sobre a história da capoeira que faz parte do Brasil, Paula passando pra desejar uma ótima quinta-feira beijos.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderExcluir
  22. Eh um livro que eu passaria batido na prateleira... mas pelas partes que vc colocou ai e pelo que contou da historia eu me interessei!

    Nunca tinha ouvido falar dele, bom saber de dicas novas,

    Um super beijo!

    Blog - Yarinha Fernandes
    Fan Page - Yarinha Fernandes

    ResponderExcluir
  23. Gente, voce é professora de capoeira? que demais! *---*
    Eu sei pouquissimo sobre o assunto, mas queria conhecer mais!
    Beijos, Ana do dia

    ResponderExcluir
  24. dica mega interessante
    passando para desejar excelente terça
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir

#BlogPaisagemDeJanela