Sessão Nostalgia: Série Vagalume

Depois de muito tempo sem postar nada na Sessão Nostalgia , eis que ela ressurge da melhor maneira possível: com alguns livros da Série Va...

Depois de muito tempo sem postar nada na Sessão Nostalgia, eis que ela ressurge da melhor maneira possível: com alguns livros da Série Vagalume. Pra quem não conhece, a série é uma coletânea de livros da Editora Ática voltados para o público infanto-juvenil, lançados desde 1973 e muito usados durante a década de 90 em escolas, principalmente as particulares. Até o ano de 2013 a série possuía quase 100 publicações. As obras mais vendidas foram: A Ilha Perdida, O Escaravelho do Diabo, Açúcar Amargo, Deu a Louca no Tempo e A Turma da Rua Quinze.

Eu mesmo não cheguei a estudar com eles, mas lia todos que minha mãe comprava para minha irmã. Infelizmente, muitos ela emprestou e não foram devolvidos, mas os remanescentes você poderá conferir nessa postagem.
Na Barreira do Inferno de Silvia Cintra Franco, 1990: Conta a história de quatro amigos que se reuniram para fazer um trabalho escolar e acabam presenciando um assassinato.

Um Leão em Família de Luiz Puntel, 1990: Conta a história de um menino que encontra um filhote de leão e o leva para casa com intuito de criá-lo escondido.

Um Gnomo na minha Horta de Wilson Rocha, 1993: Fala sobre um menino que ao retornar ao Brasil após uma viagem para a Holanda, traz consigo um gnomo.

Perigos no Mar de Aristides Fraga Lima, 1985: Conta sobre três irmãos que vagam num pequeno bote, perdidos no litoral da Bahia.

O Outro Lado da Ilha de José Maviael Monteiro, 1986: Quando um naturalista e seus companheiros exploram uma ilha deserta, acabam se vendo a mercê de enigmas fantásticos da natureza.
Na época, outras editoras tentaram se infiltrar na mesma linha de publicação. Foi o caso do livro Sonho de Uma Noite de Verão, Série Reencontro da Editora Scipione, uma reprodução do conto de William Shakespeare de 1991. Já o livro Nas Asas do Destino, Série Sinal Aberto também era da Editora Ática, porém com uma pegada um pouquinho mais ousada, de 1993.  
Li vários outros títulos, por que naquela época era comum a troca entre os próprios alunos. Porém, meu título favorito é Nas Asas do Destino. Uma história de amor linda, daquelas que poderia ter acontecido com nossos vizinhos! Não vou falar muito sobre ele, pois pensei em trazer uma postagem especial. Mas basicamente, ele trata de um caso de amor que não era bem aceito por todos e numa linguagem mais aprofundada, mostra o processo de transformação que as comunidades rurais brasileiras sofreram na década de 90. 

Diz pra mim: Você conhece essa série? Já leu algum?

Leia também

29 Pessoas Comentaram!

  1. Desses Paula eu só conhecia a do escaravelho acho que já vi até o pedacinho de um filme com esse título.
    Gostei de saber mais sobre.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula,

    Já li todos desta série Vagalume e tenho alguns em casa!! Na biblioteca do meu serviço também encontrei alguns exemplares!!

    Vim convidá-la a participar do sorteio de 9 anos do blog!! Te espero lá!!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esses livros me lembram uma coleção que li a um tempo atrás <3
    esses que você postou ainda não li nenhum :(

    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sou bem saudosista, mas estes não são do meu tempo, sou muito velhinha.
    Desejo a você um ótimo dia, com muita paz.
    Obrigada pela visita.
    Beijos coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  5. Oieeeee Paulinha
    Nossa esse post foi um presente desses que não a acaba!
    Ameeeei recordar da Série Vagalume!!!
    Eu tenho A ilha perdida, O escaravelho do diabo (que é até hoje um dos meus favoritos da vida), O caso da borboleta Atiria, O robô que virou gente e O ouro do fantasma.
    Lembro que para estudar eu usava uma folha de caderno só para não rabiscar aquela folha suplemento de trabalho.
    Muito amorzinho 😍😍
    E siiiiim faça um post especial com o livro Nas asas do destino!!
    Fiquei curiosa com a leitura.
    E ameeeeeei esse post 💞💞
    Gratidão!
    Bjs Paulinha uma excelente tarde pra ti
    Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula são relíquias esses livros, eu não li nenhum mais gostei de conhecer mais sobre cada história contada neles, confesso ter ficado com vontade de ler por completo!
    Beijoss
    http://www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu lia muito! Nunca cheguei a estudar com eles também, na verdade eram do meu irmão como é o seu caso HAHAHA Adorei essa sessão nostalgia ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Paula!
    Nossa li vários: Escaravelho do Diabo, As Aventuras de Xisto no Espaço, etc

    Big Beijos,
    Lulu
    BLOG | YOU TUBE

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa que bacana relembrar desses livros li muitos dessa série.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. Amo livros infantis, ainda não conhecia esse, já anotei a dica! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa cara eu lembro desses livros!!!!! Literalmente, tô ficando velha
    http://l1ghtheworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não lembro dessa série Paula! :(
    Mas é tão legal rever essas coisas mais antigas né? Tenho uns livros da minha época de escola que eu guardo até hoje e até passei pros meus filhos! <3
    Beijãooo
    Jake
    Blog Jake Badulake

    ResponderExcluir
  14. Paula não conheço a série mas os livros são ótimos, os título são bastante interessantes, são histórias que trás a gente de volta a adolescência, Paula passando pra desejar uma ótimo dia bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu lembro vagamente dessa série, mesmo não tendo lido nenhum kkkkkkkkk.
    Será que ainda acha em sebos?!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Amei o blogger, não conhecia ! 😍♥️
    http://afemaleuniverse.blogspot.com.br/ 😍♥️

    ResponderExcluir
  17. minha professora de portugues vivia falando pra gente ler esses livros kkk
    Beijos, te espero lá no meu blog ♡♡
    www.paaradateen.com
    www.youtube.com/paaradateen

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia essa série ainda, gostei da indicação. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  19. Beautiful post, as always!

    Bloglovin
    STYLEFORMANKIND.COM

    ResponderExcluir
  20. NOOOOOOOOOOSSSSSSAAAAA! coloca nostalgia nisso hein, eu tbm li tds esses livros, e amava demais as historias!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  21. Bom dia flor, omo vai?
    Confesso que inda nao conhecia esses livros, mas achi super interessantes a forma com que compartilhou.
    beijos
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  22. Bateu aquela saudade do tempo bom que não volta mais. Da minha coleção não sobrou nada, kkkk. Mas legal que você ainda tem a sua :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  23. Poxa, não cheguei a ler nenhum desses! Fiquei curiosa!


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  24. Ja li todooos. E qur super nostalgia!!
    Beijinhooos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  25. Que lembrança mais gostosa!!!! Eu li todos que tinha na biblioteca na escola!! As histórias são ótimas! Eu esquecia do tempo! Devo ter alguns em casa, vou procurar!!! Adorei relembrar dessa época... bateu uma saudade... rsrs

    Blog Bem Vestida

    ResponderExcluir
  26. Não é da minha época porque eu cresci nos anos 2000, mas minha avó tinha alguns em casa e eu acabei Lendo O Escaravelho do Diabo, As Venturas de Xisto e Sparion.Lá tinha também Menino de Assas, Serra dos dois Meninos (algo assim) e mais um outro, mas eu acabei lendo só esses três e O Escaravelho do Diabo é um dos meus livros favoritos da vida 💕 Sério, um suspense bem construído, bem escrito e que te deixa cheio de teorias ao decorrer.Eu até cheguei a ver o filme, mas não curti a adaptação.Invlusive depois de ler o livro eu quis criar besouros e escaravelhos ( e quem sabe mandar alguns em algumas caixinhas hajshaga...quem meu vai entender).

    Beijos!

    blonde-venus.blogspot.com/

    ResponderExcluir

#BlogPaisagemDeJanela