#Séries: BR14 – A Rota dos Imigrantes

"O Brasil é feito do mundo todo" "Desde 1500 que gente do mundo inteiro não para de chegar... e se misturar."...


"O Brasil é feito do mundo todo"

"Desde 1500 que gente do mundo inteiro não para de chegar... e se misturar."

Há alguns meses, trocando de canais, por acaso parei no antigo Canal Bio, que agora é History Channel 2 (95-1 na SKY), por que estava mostrando uma roda de capoeira. Quando a roda acabou, continuei assistindo o programa chamado BR14 - A Rota dos Imigrantes e desde então, me viciei nessa série estilo documentário e hoje vou falar um pouco dela para vocês.

Boby Johnson - Gana

A série documental, foi feita em motivo especial da Copa do Mundo e teve a intenção de mostrar como vivem os imigrantes e descendentes aqui no Brasil, oriundos dos 32 países que disputaram o campeonato mundial. A série é composta por 32 episódios com 24 minutos cada. Em cada episódio, um jovem de cada nacionalidade sai pelo Brasil a procura de outros imigrantes, vindos do mesmo país e com isso, passamos a conhecer o modo de vida, cultura, culinária, anseios e ponto de vista sobre nosso país. 


Num geral, gostei dos episódios que vi até hoje, pois sempre gostei desse tipo de assunto. O episódio da Suíça, me tocou muito em relação ao nosso próprio país. A Suíça é considerada o país mais democrático do mundo, a população tem uma qualidade de vida muito boa... mas as palavras acima foram ditas por Stephan um suíço que vive em Goiás e disse que o Brasil é o país das oportunidades e que em seu país, eles nunca teriam condições de comprar uma propriedade do tipo que eles tem aqui hoje.  

No episódio da Argentina, a protagonista visita o Morro do Alemão e conhece o filho de argentinos exilados no Brasil por causa da ditadura militar daquele país e ele explica pra ela as inúmeras oportunidades surgidas na comunidade por causa das obras do PAC, projeto do Governo Federal Brasileiro.

Pois é, não adianta ficar comparando nosso país com outros lugares, por que as vezes não enxergamos que o Brasil vai caminhando devagar, mas vai indo muito bem, obrigada. 

Marco - Chile

Bibiana  - Colômbia

Ainda não consegui assistir todos os episódios, que passam em horários e dias alternados, preciso ficar procurando na programação da SKY e infelizmente não consegui achar para assistir na internet. Mas pude perceber que os imigrantes latino-americanos e africanos tem uma visão muito parecida de nosso país. Eles vêm o Brasil como sua "salvação", pois aqui eles tem a oportunidade de estudar e trabalhar, além de serem muito bem recebidos. Já os norte-americanos, europeus e asiáticos curtem o Brasil mais por causa de nosso povo. O acolhimento, simpatia e alegria do brasileiro é geralmente o que mais os influenciam em ficar em nossas terras. 

"O Brasil é um país aberto a outras culturas. Por isso dá vontade de ficar."
Fabrice Colla - belga


Para mais informações sobre a série, acesse: BR 14.


A cada dia de passa, a cada episódio assistido percebo que o Brasil ainda tem muito a melhorar, mas que não é tão ruim como muitos pintam. Se fosse, esse tanto de gente não largava sua terra natal e vinha tentar - com sucesso - a vida nas terras tupiniquins. O número de imigrantes no Brasil cresceu 86,7% nos últimos 12 anos. O motivo? A crise econômica que ainda afeta a Europa e América do Norte, não balançou o Brasil, país que vem diminuindo a taxa de desemprego consideravelmente. Segundo o IBGE, são quase 300 mil estrangeiros vivendo conosco. Os principais grupos são compostos por imigrantes vindos dos Estados Unidos, seguidos por Japão, Paraguai, Portugal e Bolívia. 


E vocês, conhecem a série BR 14?!


Tenham um dia abençoado!


Leia também

22 Pessoas Comentaram!

  1. Muito bom esse post Paulinha, nos dias de debates políticos que temos vivido, essa matéria seria muito interessante abordar em quem só sabe falar que o Brasil não anda, que o roubam daqui, é escândalo dali... isso é gente que não gosta de enxergar como realmente somos! Todos os países tem dificuldades, e o nosso está se saindo muito bem nesse quesito! Amei mesmo a reportagem e me interessei por assistir a série!
    Beijoos ♥

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse documentário, parece ser muito bom!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. nossa, que post mais interessante, adorei!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Super interessante o tema do post, aliás ja foi tema até do enem. Brasil por mais que tenha tantas dificuldades acolhe sem reclamar.

    Beijos
    Bysanyellen.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. que legal. adorei! vou procurar. amo o BR e morro de saudade ♥


    Beijinhos
    Nath | Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi minha linda, não conhecia e adorei conhecer
    eu também amo o Brasil e não troco aqui por nada
    beijos
    http://niviacoelhomakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post e colocando datas ("últimos 12 anos") até pareceu um post político pro Dilma sem falar abertamente!!

    Acho mto legal ver como os estrangeiros vêem o nosso Brasil! A gente é tão acostumado a só ver as coisas negativas que esquece de tudo que tem de bom e de qto estamos crescendo e melhorando! Que a crise da europa e eua nos afetou mas não nos derrubou como foi por lá!!

    O preconceito vem da gente mesmo! Moro em cidade pequena que eu gosto mto mas é difícil ver os próprios moradores dizendo que gostam daqui! E sim muita gente zoando a cidade (moradores e vizinhança) Se a gente não valoriza, quem vai valorizar?!

    Super curti!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, Paula
    Parece bem interessante essa série, ainda não assisti.

    Big beijos

    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  9. Oi Paula!
    Nossa achei bem interessante essa série, deu vontade acompanhar ;)

    Beijo

    http://josefasclothing.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a série , bem interessante .
    Beijocas
    http://alemdapenteadeiraa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia essa série, mas me interessei e vou procurar saber mais,
    Infelizmente quem reclama do país, só sente falta dele quando está lá fora em uma situação que sabe que não passaria aqui.. é uma pena, pois mesmo com todos os defeitos temos que ser gratos por não ter uma série de problemas que outros países tem ..

    ResponderExcluir
  12. Poxa que dica maravilhosa! Vou indicar o post no blog, muito bom conhecer mais do nosso país!!

    Um beijo grandããão!
    Cá do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
  13. Talvez essas pessoas migrem pra cá porque no país delas a vida é muito mais difícil, é mais difícil arrumar emprego e em outros países a entrada não é tão fácil. Aqui no Brasil além de ser mais fácil entrar ilegalmente o imigrante ilegal pode virar cidadão se tiver um filho.
    Sei disso porque no meu bairro existem muitos imigrantes bolivianos, eles vem pra cá achando que a vida é mais fácil e conseguem nacionalidade tendo filhos aqui.
    Mas é bom saber mais sobre essas pessoas, saber a visão delas sobre o nosso país!

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  14. Encomenda sim, Paulinha! Depois me conta se aprovou! ;D

    Não conhecia essa série, mas parece ser interessante. Acho legal ver como os gringos enxergam positivamente o Brasil. Dá pra notar que é uma visão completamente oposta da que os próprios brasileiros têm!

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca vi, mas achei extremamente interessante e quero assistir.
    Foi uma indicação mt válida! Adorei.
    Bjos da Anny
    ansiedadefeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oiii Paula, respondendo sua perguntinha sobre o corretivo da avon, ele não cobre quase nada das olheiras, por isso acabo usando pra fixar a sombra, hehe.
    Essa série eu nunca vi, fiquei com vontade de assistir viu!

    Beijos!!
    www.pincelrosa.com

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia essa serie, otima indicação !

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  18. Que legal, não conhecia uma série que falasse tanto do Brasil como essa, irei procurar mais e onde assistir, me interessei ^^
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
  19. Gostei dessa série, parece ser boa!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Não assisti, nem conhecia! Parece muito bom!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir

#BlogPaisagemDeJanela