Bioluminescência

Eu sou uma pessoa com gostos muito peculiares. Troco novelas por documentários e se pudesse, assistiria Discovery Channel, National Ge...

Eu sou uma pessoa com gostos muito peculiares. Troco novelas por documentários e se pudesse, assistiria Discovery Channel, National Geographic e History Channel o dia todo. Há alguns dias atrás, assisti um documentário sobre a Lula Gigante e reparei uma característica dos seres que vivem nas profundezas marítimas, onde a luz solar não chega que me agrada muito: A maioria possui um aspecto muito interessante e complexamente bonito, a Bioluminescência. Fenômeno natural onde organismos vivos emitem luz através de seus corpos. Agora, vou mostrar algumas poucas e lindas imagens (que não sofreram nenhum tipo de edição) desses seres.

Talvez um dos mais conhecidos seres bioluminescentes seja o vaga-lume, ou pirilampo. Lembro-me que em minha infância sempre vivia correndo atrás desses coitados. Hoje, não consigo imaginar a quanto tempo não vejo um.

Na Nova Zelândia, existe uma espécie de vaga-lume que escolhe cavernas bem fechadas para tecerem seus ninhos e com isso, criam efeitos incríveis. A Caverna mais famosa é a de Waitomo, onde os turistas conseguem fotos incrivelmente bonitas como a que você viram acima.

A maioria dos seres bioluminescentes vivem nos oceanos. Essa é a "Lula Vaga-Lume" que possui em média 8 cm e vive ao longo da costa japonesa.

O fenômeno da bioluminescência é muito conhecido entre grupos de animais, mas também é possível encontrá-lo em fungos e plantas. O exemplar acima é um fungo conhecido como "foxfire" e é encontrado em madeira em decomposição.

A linda foto acima é pra mim, é um dos fenômenos mais bonitos que a bioluminescência oferece. O efeito azul neon é natural e acontece a partir da reação química que acontece nos corpos microscópicos das criaturas marinhas conhecidas como fitoplâncton. 

Algumas espécies de águas vivas usam seus órgãos bioluminescentes para distrair seus predadores.

Geralmente a bioluminescência é um mecanismo de sobrevivência, tanto para se defender, para viver em águas extremamente profundas,... Além disso, é uma maneira interessante de se estudar o processo químico natural da produção de luz. Eu amo, acho extremamente lindo. E vocês, curtiram essa postagem?


Tenha um dia abençoado!


Leia também

32 Pessoas Comentaram!

  1. Paulinha, adorei o post!
    Acho lindo também e fico maravilhada só em ver! Vontade de tocar em tudo pra saber se é real -mesmo sabendo que é- é muito belo! São em coisas como essa que percebemos que Deus pensou em cada detalhe, um máximo. É verdade, hoje em dia não vejo mais vaga-lume, muito raro. Adorei!
    Tem uma resenha te esperando lá no blog! Passa lá! <3
    Beijinhos ;*
    oktobonita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É super bacana mesmo! Essa caverna na NZ eu MORRO de vontade de conhecer porque deve ser extremamente incrível.

    Beijinhos
    Nath || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  3. uau que incrível *-* adorei o post!
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula que belíssimas imagens o vagalu-me eu já conhecia pois morei numa fazenda na minha infância onde tinha bastante.
    Fiquei encantada com tanta beleza a natureza é perfeita e adorei o post!
    Beijos ♥ ótima Quarta
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esses da praia são um dos mais bonitos. Nem precisa de edição de foto mesmo, o efeito natural deles já é de encher os olhos.
    Amo postagens assim, como conteúdo diferente e livre de futilidades, parabéns Paula!!

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  6. que post mais lindo! Adoro essas coisas, sou louca por águas-vivas!

    ResponderExcluir
  7. Olá linda vai ter um novo quadro no meu blog que é os looks das leitoras, bom para as meninas que gostariam colocar o seu look um blog aqui tem uma oportunidade fantástica para participar. Se conheceres alguém que queria diga ou partilhe e se você também quiser só tem de clicar no link do meu blog e esta lá todas as informações do que vocês tem de fazer. Caso queira é só dizer! UM beijo linda!

    http://tudonamodajpop.blogspot.pt/2014/11/novo-quadro-looks-das-leitoras.html

    ResponderExcluir
  8. Também sou apaixonada nessas coisas.. lindo demais né?!
    Já tem post novinho esperando por você!!
    Curta a nossa página no Facebook, é só clicar: https://www.facebook.com/blogrolamuito
    Muitos beijinhos..

    ♥ www.rolamuito.com

    ResponderExcluir
  9. Gente, que fotos lindas!
    Essa foto na praia é a mais linda de todas. Espero que não seja photoshop!
    Queria um dia ver esse fenômeno ao vivo e a cores!
    Incrível demais, adorei! (:
    Ótimo post!
    Beijos!

    https://www.facebook.com/paula.l.vasconcelos

    ResponderExcluir
  10. Tbem sou encantada nesses seres!
    A natureza é perfeita msm! :)
    Adorei o post, Paulinha!

    Bjinhos,

    Cris.
    Blog / IG / Fan Page

    ResponderExcluir
  11. Acho incrível esse fenômeno natural, a natureza é tão linda e incrível ao mesmo tempo né?
    Arrasou no post, dica super interessante!

    Beijocas,

    www.nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Também acho lindo!
    Esses dias vi rapidamente uma reportagem sobre o assunto, mas nem sabia o nome do fenômeno. A natureza é impressionante... ♥
    ansiedadefeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Quanto foto linda!!! Principalmente a da praia, amei d+!

    Beijos.

    Anete
    Coisitas e Coisinhas

    ResponderExcluir
  14. Acho mt lindo, é tão encantador.
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adoro blog com assuntos diferentes e o seu é perfeito :) Adorei o post e eu não sabia de quase nenhum deles! É muito bom aprender :) Beijos

    juliapretty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu tb adoro assistir esses canais que vc citou hahahaha
    Acho incrível a bioluminescencia e as fotos são maravilhosas , um show para os olhos.
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
  17. Que post interessante eu adorei e já havia visto algo sobre .
    Obrigada pela visita
    Tenho uma ótima 4ª feira!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  18. Ai que lindo a imagem do mar *-*

    Inscreva-se: https://www.youtube.com/GarotaUnicaBlog

    Curta: https://www.facebook.com/GarotaUnicaBlog

    Beijooos!

    bloggarotaunica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Lindo esse fenômeno, a natureza é realmente impressionante, sem precisar de recursos nenhum ela já nos oferece imagens encantadoras.

    Beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Caramba Paulinha, cada dia mais admiro vc e o seu gosto! É raro uma moça da sua idade se interessar pro programas assim. Eu sou uma noveleira nata rs'
    Eu tb perseguia muito os vaga-lumes, e realmente hoje nem sei há quanto tempo não vejo um!
    Amei o efeito da caverna, com certeza uma foto tirada de qualquer câmera fica linda!
    Beijoos ♥

    ResponderExcluir
  21. Adorei,eu vejo documentários as vezes,porque o que rola aqui é Discovery Kids.Nossa eu fiquei viajando,como que pode né?!isso é lindo!Bjo!
    www.mulherunika.com

    ResponderExcluir
  22. Adorei seu post, muito interessante!! bjos http://igmakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. AMEI! Sempre achei que essas fotos eram montagens, mas acabei de colocar a Nova Zelândia na minha lista de viagens para visitar essa caverna incrível!
    E esses dias eu vi alguns vagalumes na fazenda >.<
    Post incrível Paula, amo esses conhecimentos curiosos e magníficos, tá de parabéns!

    Um beijo grandããão!
    Cá do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
  24. Nossa que lindeza! O efeito é lindo e super natural, queria ver de perto.. rs
    Ah eu vi um vaga lume faz pouco tempo na casa da minha avó, rsrs.
    Beijos!

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  25. adorei o post! que lindo, muito bacana. bjbj :*

    manias de Beauté

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bem?
    Eu também adoro esse fenômeno, me encanta muito! O meu preferido também é do fitoplancton! Acho demais!
    beijos

    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, Estrela!
    Bonitas imagens, é de encher os olhos
    Ótimo dia pra você.
    Big beijos

    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  28. Nossa, a natureza é maravilhosa, né?! A cada dia nos surpreende...
    Beijinhos
    :)

    Carioca em Portugal
    Site: http://cariocaemportugal.com/

    ResponderExcluir
  29. que fotos maravilhosas!!!!

    amada preciso de uma forcinha, participa do sorteio http://tititidadri.blogspot.com.br/2014/11/novo-sorteio-internacional-oasap-oasap.html ? É que necessito de mínimo de 50 participações - para validar o mesmo - e me faltam 10.
    Vai até amanhã, dia 22
    obrigada, bjs

    ResponderExcluir
  30. O efeito é lindo, né? Também curto esses documentários!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  31. eU já tinha visto, É simplesmente um fenômeno incrível,
    bjuuu, parabéns pelo blog :*

    ResponderExcluir

#BlogPaisagemDeJanela