Jamapará: Declaração de Secretário deixa sapucaienses apreensivos

Um recente comentário do coordenador de Defesa Civil de Sapucaia e também secretário de Administração municipal, Marco Antônio Teixeira, pro...

Um recente comentário do coordenador de Defesa Civil de Sapucaia e também secretário de Administração municipal, Marco Antônio Teixeira, provocou preocupação e desencadeou uma onda de boatos quanto a situação de segurança de quem mora na fralda dos morros que margeiam a calha do Rio Paraíba do Sul, que segundo ele, é uma área de risco. Diante das declarações que tiveram por base o relatório técnico do DRM-RJ/Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, divulgado no dia 18/01, quando foi divulgada a delimitação definitiva e conclusiva da área, elaborada através de uma Carta de Risco Remanescente a Escorregamentos em Encostas no Distrito de Jamapará, pela equipe do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos - NADE/DRM-Rio de Janeiro. 

De acordo com o documento assinado pelo Diretor de Geologia do DRM-RJ, Claudio Palmeiro do Amaral e também pela Geóloga - Coordenadora do NADE/DRM-RJ, Ingrid Ferreira Lima, o “ESCORREGAMENTO DE JAMAPARÁ” não foi um desastre isolado. Outros muitos movimentos de pequeno a médio volume de solo, rocha e detritos atingiram toda a extensão da Serra de Jamapará. 

O relatório trouxe ainda uma importante revelação que ainda é preliminar, porém preocupante, de que as zonas de risco iminente de Jamapará nas proximidades do deslizamento ocorrido podem comprometer boa parte do distrito, conforme foto divulgada pelo DRM – RJ. 

Tanta preocupação será tema de uma apresentação que o secretário fará neste domingo, às 9h, na Casa de Cultura, no Centro de Sapucaia, quando os moradores poderão conhecer detalhes do relatório e os possíveis eventos geológicos ao longo do perímetro urbano de sua sede. Marco Antônio Teixeira é engenheiro civil e ocupa a coordenação da Defesa Civil desde governos anteriores.





Fonte: Folha Popular e R7 Vídeos

Leia também

1 Pessoas Comentaram!

  1. O Blog está muito bom. Parabéns. As melhores notícias da região sobre as chuvas.

    ResponderExcluir

#BlogPaisagemDeJanela