Rio Pirapetinga está baixando, mas ainda há casas inundadas e muita sujeira e destruição.

Neste momento o nível do Rio Pirapetinga, apesar de ainda muito cheio, está baixando e há poucas ruas ainda com água. Onde a água já baixou...


Neste momento o nível do Rio Pirapetinga, apesar de ainda muito cheio, está baixando e há poucas ruas ainda com água. Onde a água já baixou os moradores começama a limpeza e retirada dos entulhos que seus móveis e utensílios foram transformados.

Ações do Governo Municipal e demais autoridades

Haverá uma reunião agora cedo com diversas autoridades para definir o plano de ação de ajuda à população e recuperação dos danos causados pela enchente.

Todas as Secretarias e Departamentos Municipais estão envolvidos
  • A Secretária de Obras já começou a limpeza de ruas e desobstrução de vias.
  • A Secretaria de Assistência Social fará visitas às famílias atingidas para coletar dados e realizar a distribuição de cestas básicas, colchões e realizar tomadas de outras providências necessárias.
  • A Secretaria de Saúde está atenta quanto a possível surto de doenças causadas pelo contato das pessoas com a água contaminada e está organizando o atendimento à população atingida. A Coordenadoria de Vigilância em Saúde informa que haverá inclusive vacinação contra várias doenças.
  • A Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura estão servindo de base operacional e dando apoio técnico as ações da polícia.
  • A Secretaria de Meio Ambiente está fazendo um novo levantamento de árvores em risco de queda para tomar as ações de supressão quando necessário, a exemplo do que já vendo sendo feito o ano todo e intensificou-se desde o início de o período de chuvas .
  • O Departamento de Relações Públicas continua fazendo o levantamento fotógrafico de todos os acontecimentos e publicando as informações pertinentes e com a ajuda do Deparmento de Informática irá fazer um novo Georefenciamento, ou seja, um mapeamento das áreas atingidas para confrotar com o mapeamento prévio das áreas de risco já realizado no início do mês.

Trabalho brilhante da Polícia Militar ajudou a evitar tragédia



Tenente Santiago e Sargento Lázaro com ajuda de cidadão realizando resgate de uma Senhora
A ação firme e decisiva dos políciais militares de Pirapetinga foi fundamental para que a população soubesse com antecedência da possibilidade de cheia recorde do Rio Pirapetinga. Tão logo souberam das informações que chegavam do distrito de abaíba a Polícia Militar repassou as informações para as autoridades municipais e começou a avisar os moradores que também foram alertados pela equipe da Prefeitura e Defesa Civil.  Durante a enchente a polícia trabalhou realizando resgastes e ajudando os bombeiros de cidades vizinhas. O efetivo policial foi aumentado significativamente o que ajudou a manter ordem em momento de caos. Não existe nada ara se comemorar em tragédias, mas uma atuação de destaque merece ser reconhecida.
A qualquer momento traremos mais informações e imagens sobre esta que é a maior enchente em mais de 60 anos no município.

,




Fonte: Prefeitura de Pirapetinga e Band Vídeos

Leia também

0 Pessoas Comentaram!

#BlogPaisagemDeJanela